Estamos acostumados a associar roupas usadas à um brechó e doadas a um bazar… Geralmente o Brechó tem fins lucrativos e o bazar faz a linha filantropia. Mas, e um Brechic vocês já ouviram falar??? Aqui em Angra não estamos acostumados com Brechós Glamorosos e peças de qualidade, É mais comum você encontrar algumas peças em igrejas, centros comunitários ou em Grupos em alguma rede social. Eu por exemplo trabalho com brechó a quase dez anos, e a maioria dos meus clientes infelizmente é de fora da cidade, por isso vendo mais online. Mas, talvez isto aconteça pelo o seguimento que eu amo que é o Retrô, mais especificamente anos 40, 50 e 60.

Ficou Curioso??? Vamos entender um pouco dos três…
Bazar : Bazar é uma loja ou barraca onde se vendem vários tipos de objetivos, roupas e quinquilharias em geral.
O bazar teve origem em tempos antigos, chegando a se tornar cenário de muitas histórias clássicas, como em “As Mil e Uma Noites”.
Nos países orientais os bazares são típicos mercados públicos cobertos, considerados centros importantes para a fluência de mercadorias e diversos tipos de produtos.
O baixo preço dos produtos vendidos nos bazares é outra característica marcante deste tipo de comércio.
No Brasil, o termo é comumente utilizado para definir eventos organizados onde a renda gerada pela venda dos objetos é destinada à fins de caridade.
As igrejas e centros comunitários costumam organizar quermesses e bazares (conhecido como “bazares beneficentes” para ajudar a comunidade ou para construir algo em benefício de um grupo menos favorecido financeiramente.
Brecho – É uma loja de artigos usados, principalmente roupas, calçados, louças, objetos de arte, bijuterias e objetos de uso doméstico. Geralmente atraem um público mais alternativo, artistas em geral e pessoas de baixa renda e/ou desempregados, bem como aqueles à procura de artigos originais e únicos. Alguns funcionam também por consignação (onde os donos dos objetos deixam os artigos no brechó e recebem uma parte na venda) e/ou por escambo (na base de trocas).
O Público vem mudando de um tempo para cá, é comum encontrarmos pessoas de com o padrão de vida não tão modesto garimpando em brechós, justamente por estarem a procura de algo único e raro. As peças mais antigas tem diferenciais das mais modernas, como a modelagem, costura, qualidade e o design de época que é muito atraente e elegante. É possível encontrar algo caro por um preço absurdamente barato ou algo único que pertenceu à algum personagem histórico.
Sobre A Origem… Navegando pela internet, descobri que a origem do Brechó foi no século XIX um mascate chamado Belchior ficou conhecido por vender roupas e objetos de segunda mão no Rio de Janeiro. Com o tempo o nome se transformou por corruptela em “Brechó”. ( Fonte Wikipédia )
E sobre o Brechic?! Conversando com a minha mais nova MELHOR amiga de infância… Pry Olivmach ( Prorietária do Brechic dos Reis ) , pois, ninguém melhor do que ela para definir o que é um Brechic. Eis o que ela me falou…
Palavras da Pry – Os brechic’s são as boutiques de luxo desse seguimento de moda sustentável e moda consciente. São locais extremamente agradáveis com uma decoração única, harmonização musical, climatização e aromatização impecáveis. Suas peças para comercialização são escolhidas com extrema maestria e total cuidado.
Geralmente são peças usadas no máximo 3 a 4 vezes ou nunca usadas e já desapegadas ainda com a tag original da loja… A maioria das peças são de marcas muito famosas e renomadas no mercado considerado de luxo. Mercado esse que antes só quem tinha acesso era realmente a classe A.
Os Brechic’s estão lotados de roupas de luxo com preços para todas as classes. As peças precisam estar em excelente estado de conservação e todas são higienizadas com todo cuidado. São nesses brechic’s que as pessoas famosas e endinheiradas costumam consignar suas peças, fazendo assim um reuzo de novas peças modificando sempre seus closets e gastando pouco.
O crescimento desse seguimento vem sendo notado em todas as classes sociais, mas por incrível que pareça, a classe A e B são as que mais consomem esse tipo de mercado, seja por uma filosofia de vida sustentável ou por inteligência financeira.
( Eu amei e não poderia definir melhor )
Entenderam?!
Agora vamos apreciar alguns looks desta loja que promete revolucionar a maneira de vestir das Madames Angrenses








Amaram???
Venham conhecer o Brechic dos Reis
Fica na Rua Quaresma Júnior, número 38 – Loja B – Centro / Angra dos Reis
Fotografia by @AndréBainha
Looks By @BrechicDosReis
Modelos @JôsyBertazolly and @AdrianaRaftopoulos
Consultoria de Estilo & Beauty @AdrianaRaftopoulos