
Há tempos que todos nós conhecemos e, felizmente, praticamos a reciclagem. E upcycling, todo mundo já sabe o que é? Vamos tentar entender um pouco melhor esses processos.
Na reciclagem, um produto X que é descartado será reutilizado na produção de outro produto X, ou seja, recupera-se um material e este torna-se matéria-prima do mesmo produto que fazia parte.
Já o processo conhecido como downcycling existe quando se recupera um material para reuso em um produto com menor valor, ou seja, a integridade do material é, de certa forma, comprometido com o processo de recuperação e isto significa que ele não pode ser usado novamente para se fabricar o produto original.
Por outro lado, o conceito de upcycling é, como podemos deduzir, um processo de recuperação que converte materiais desperdiçados/resíduos em novos materiais ou produtos com maior e/ou melhor qualidade e valor ambiental.
Um exemplo bem conhecido é a utilização de lona de caminhões usadas na fabricação de roupas, bolsas, chapéus, bonés e outros artigos com alto valor agregado.
Definitivamente o processo de upcycling é o melhor em termos de recuperação de resíduos, pois transforma-os em matéria-prima ou produto com melhor qualidade e valor do que o produto que o gerou.

Nichos de Loja com caixotes de feira

Que tal este armário feito com fitas cassete ?

E este acento luxuoso e confortável feito com pneus?




Pesquisem na Web
”Upcycling na Decoração e se inspirem”
Bjs e até mais
.