Eventos Sustentáveis

Essa matéria é pra você amiga, que assim como eu gosta de fazer festas, encontrinhos, reuniões and outros eventos.

Eu adoro me reunir e festejar e é claro, deixar tudo lindo em Meus eventos neah!

Porem, devemos pensar nos impactos ambientais que as vezes uma simples festa pode causar.

Aqui darei a vocês dicas e passo-a-passo para criar uma festa mais sustentável, linda e com cara de RYCA.

DICA NÚMERO 01 “Substitua Bexigas”

image

Gentchy! Não dá pra dizer que leva uma vida sustentável e enche a festa de bexiga AMADAH! Massss, não criemos pânico… Abaixo vou colocar alguns exemplos para vc substituir e até criar algo lindo e Baphô pra deixar a sua festa GLAM

 

DICA NÚMERO 02 ” Flores”

De papel ou naturais… “PLÁSTICO NUNCA”

Acho que não preciso falar mais nada não é?!

image

DICA NÚMERO 03 “Guardanapos, Talheres, copos e afins”

Para a mesa, use louças de vidro, de preferência que você já tenha em casa, assim como talheres tbm. Fui em uma festa onde, ao invés de bandejas para os doces, os pais simplesmente viraram travessas de cabeça para baixo.

Esqueça de vez os descartáveis
Opte por talheres, pratos e vasilhas de material reutilizável como porcelanas, alumínio e vidro ( como eu citei acima ).

Uma novidade que também pode entrar na festa são os talheres, pratos e copos biodegradáveis. Quanto aos guardanapos, não é novidade que os feitos de tecidos, mesmo que precisem ser lavados, ainda são a melhor opção.

image

DICA NÚMERO 04 “Detalhes”

Eventos Externos: Use e abuse de toalhas no gramado. Se precisar de mesas e cadeiras, dê preferência as de madeira ao invés de plástico. A mesa principal pode ser de madeira de demolição e assim evite usar toalhas de plástico ou papel. Se optar por toalha de tecido, invista em uma que você possa reutilizar no seu dia a dia.

Abandone de vez a ideia de fundo para a mesa de bolo, balões e guirlandas (tudo isso vai para o lixo imediatamente) e use árvores e a natureza como parte da decoração.

Enfeites artesanais ou reciclados

Na hora de decorar a festa, evite – novamente – o uso do plástico e também do isopor (que tem degradação demorada). Uma decoração feita com artigos artesanais ou reciclados dá um toque especial à festa. Se não tiver tempo de soltar a criatividade e transformar latinhas de leite em potinhos de mesa, você pode encomendar as confecções, como cestas de palha natural e toalhas de mesa de tecido reaproveitado, de organizações não-governamentais, cooperativas ou de pequenos comércios locais que trabalham com produtos feitos a mão.
Cadeiras e mesas

image

Paletes, puff, caixotes de feira e até latões podem servir de acento.

Outra ideia bacana são os pufes e poltronas feitos com garrafas PET – super modernos e sustentáveis! Caso todas as sugestões sejam inviáveis, o ideal é que o material seja alugado, para que mais itens do tipo não precisem ser comprados ou confeccionados. Almofadas coloridas ou mantas jogadas por cima das cadeiras podem deixar a peça mais descontraída para quem não quer cair no branco “básicão”.

Luzes
A gente sabe que na pista de dança, o globo de luzes é o “astro-rei”, mas o semelhante “globo de espelhos” não gasta energia e sua produção não gasta tantos recursos naturais como a do seu concorrente luminoso. Fora da pista, as luzes dos outros ambientes podem ser repensadas: lâmpadas fluorescentes ou LEDs são as opções mais indicadas, assim como as velas, que mesmo com menor potencial de iluminação, podem criar um clima intimista e aconchegante ao lugar. Uma dica é utilizá-las dentro de pequenos saquinhos de papel (como aqueles de colocar pipoca ou mesmo famosos sacos de pão), assim, a luz é um pouco mais ampliada no espaço. Caso a sua festa seja grande, é possível pensar até mesmo em patrocínio de uma empresa de energia alternativa para alimentar todo o brilho da sua comemoração.

image

Aposte nas Garrafas

Garrafas servem para praticamente tudo, desde vasos para flores a até luminárias.

Se até este ponto você conseguiu evitar o uso de plástico, aqui fica um pouco mais difícil, é verdade. Para quem não aluga um espaço com cadeiras e mesas de madeira ou metal, a facilidade destes objetos em plástico é uma realidade. E o que fazer? Para quem quer ir além no assunto “festa sustentável”, a dica é ir em busca das cadeiras e bancos feitos de papelão reciclado, que já têm lugar marcado em eventos deste tipo.

 

DICA NÚMERO 05 “Lembrancinhas”

Não é só em festa de criança que há o costume de se presentear os convidados com alguma lembrança, mas a festa da garotada merece atenção redobrada! É nessa hora que é preciso pensar no que você está passando para as crianças, e para isso, quem quer fazer uma festa sustentável tem divertidas opções. Presenteando com plantas locais ou doces regionais, é possível transformar o momento de descontração e brincadeira em um grande aprendizado, tanto para os pequenos como para quem os acompanha.
Uma outra formar de se alcançar essa sensibilização pode ser promovendo uma diferente atividade: cada pequeno convidado pode ser motivado a criar o seu próprio presentinho durante a festa, cabendo ao aniversariante ceder as sucatas, materias reutilizáveis e de decoração, como tintas e papéis, além de oferecer um suporte humano, que pode ser um adulto ou mesmo um profissional que trabalhe com o reaproveitamento. Além de lúdico-educativa, a “bagunça-organizada” com os materiais será uma experiência inesquecível para a meninada, que ao invés de criar mais resíduos, contribuirá com a redução de lixo.

DICA NÚMERO 06 “Convites”

Os ingressos digitais não necessitam ser impressos. A compra é feita online e na entrada do evento o nome e dados do cliente já estarão registrados no sistema da casa. É preciso apenas o documento de identificação ou de um comprovante que a pessoa pode ter no celular.

Tambem é possível produzir artes com aplicativos gratuitos como o Canva por exemplo e os compartilhar em suas redes sociais, e-mails e contatos no WhatsApp.

Outra dica é o nome na lista.

BONUS

“Que tal um passo a passo para criar flores com papel de seda e deixar a sua festa ou evento ainda mais charmoso e sustentável”

image

1 – Para começar, antes de tudo, junte 10 folhas de papel seda, uma sobre a outra.

2 – Dobre de forma a criar a forma de um leque de papel seda. Faça este leque no sentido vertical.

3 – Em seguida arredonde as extremidades, cortando as 10 folhas de papel seda de uma vez só em cada uma das extremidades.

4 – Dobre o leque com as folhas todas juntinhas ao meio e faça dois cortes pequenos na vertical para prender o náilon e prender o mobile de flor de papel seda. Amarre o náilon nestes pequenos cortes que você fez.

5 – Agora é hora de abrir a flor de papel seda. Com muito cuidado, para o papel seda não rasgar, vá puxando o papel seda de forma a ir abrindo sua flor. Segure com uma mão e puxe com a outra. Vá puxando para os lados e dando forma a sua bola de flor de papel.

6 – Vá puxando de forma a dar uma pequena distância entre suas pétalas e criando sua flor com muito carinho para que ela fique toda uniforme, no formato de uma esfera. É só puxar todas as folhas de papel seda e ao final, como resultado, você terá uma linda flor de papel seda para decorar sua festinha Gatã.

image

Deixe um comentário